terça-feira, 22 de março de 2016

Saudade.

Gostaria de saber quem foi o filósofo, o pensador, o intelectual, enfim, o sujeitinho, o infeliz, o hipócrita pra ser bem direto, que, sei lá por qual motivo, cunhou a seguinte frase: ''- É bom demais sentir saudade.'', é bom demais sentir saudade? Ah, vai arrumar o que fazer, pombas!Desde quando sentir saudade é bom? Bom mesmo é estar ao lado daqueles que você tanto ama, é estar novamente nos lugares que você, com grande prazer, frequentou em outrora, é sentir a todo instante os mesmos perfumes que te faziam relaxar, é ouvir aquelas canções que, hoje em dia, ninguém mais consegue compor. Bom mesmo é poder abraçar seus pais enquanto deflagra um vigoroso e sonoro BOM DIA, é ouvir de sua doce mãe os tão valiosos conselhos enquanto, calmamente, a manteiga é posta na deliciosa fatia do quentíssimo pão francês, bom mesmo é ouvir os projetos de seu pai para aquele dia, é vê-lo com os olhos tomados pelo ar da disposião e a xícara de café preto na sua mão direita, enfim, bom mesmo é não ser acoçado pelas desgraças do dia a dia, pelas perdas repentinas, pela maldita estrada vazia...a saudade só exise porque você PERDEU, perdeu algo extremamente raro e insubstituível, algo único, inédito e sem nenhuma chance de duplicata. De acordo com o que penso, saudade é o tipo do sentimento que machuca bem mais do que o pior dos ferimentos ou traumas, a saudade é quase que letal, se bem que, para muitos, ela é sim letal. Têm dias que a saudade aperta tanto a minha garganta que mal consigo respirar, é como se um grande torniquete de metal a apertasse quase que ao ponto de estraçalhar cada artéria, veia e a própria traquéia alí embrenhada. Geralmente nesses dias a mesma saudade também age sobre o meu peito e coração, sinto o meu peito quente como uma fornalha, chego a compará-lo a uma forja de anão, sinto o coração batendo a mil por hora, uma prensa industrial por assim dizer, parece consumido pelo ódio e cada batida é como um grito de dor...saudade...cada batida é como um tiro de 762...saudade...cada batida é um pedido...saudade...um apêlo...saudade...cada batida só Deus sabe o que é.
...esse humilde texto é dedicado às pessoas que, assim como eu, tiveram perdas importantes em suas vidas.

3 comentários:

  1. Sentir saudade não é nada bom. Saudade machuca, principalmente quando a gente sabe que não podemos matar a saudade da pessoa.
    Lindo texto. Parabéns!!!
    Beijos!!!
    www.renatagrisi.com

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria de saber quem inventou que é bom sentir saudade. Palavra que existe apenas no nosso idioma,mas é um sentimento universal. Saudade machuca,dói,dilacera.
    Saudade nos aprisiona,nos faz pensar de como seria bom se a vida fosse diferente...

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, Fábio. Me identifiquei plenamente. Parabéns!

    ResponderExcluir