domingo, 3 de abril de 2016

Ponto de vista.

Imagine que você é um ponto, um minúsculo ponto feito com a extremidade da mais fina caneta esferográfica ou bico de pena se esta lhe parecer mais estilosa, um ponto cuidadosamente colocado bem no centro do planeta Terra, sem nenhum centímetro para um lado ou para o outro, você está ali, desenhado no ''marco zero'' de tudo o que existe. Esse é seu ponto de vista em relação ao mundo que te cerca, assim como este é o ponto de vista de cada um de nós.
Imagine agora o seguinte, você dar um passo na direção que lhe parecer melhor, esse passo deve ter cerca de quarenta centímetros, um pouco menos, um pouco mais, não importa, o fato é que você se deslocou no campo da existência, porém a sua impressão é que o mundo deslizou sob os seus pés e rapidamente se ajustou à posição anterior, do seu ponto de vista você ainda permanece no chamado marco zero. Você entende que a vida se moldou à você, então você dar outro passo e mais outro e assim por diante, e toda vez a existência se adapta à você, colocando-o naturalmente no ponto de partida.
Os dias vão passando, as semanas vão sendo rompidas, os meses bravamente vencidos e você lá, fazendo suas escolhas a todo o momento, decidindo por quais direções seguir, exitando em algumas, eufórico em outras, mas sempre se movimentando. Sem perceber, você percorre quilômetros mundo afora, vêm pra cá, vai pra lá, sobe, desce, dobra esquinas, cruza avenidas, adentra prédios ´públicos e privados, adentra elevadores, transportes ferroviários, escadarias, passeios, passarelas, enfim, você quase não para, e ainda que pare, vira e volta centímetros são varridos por sua persona, você vai ao banheiro e também à cozinha, e veja você...sob os seus pés a existência, incansavelmente, te aloja ao ponto inicial, não há como se livrar dessa coisa, você está vivo e enquanto vida tiver, será dessa forma...esse é seu ponto de vista, sua percepção sobre as coisas, porém uma coisa é preciso ser dita, você é apenas um pequenino ponto no meio disso tudo, têm os outros a sua volta, têm eu, por exemplo, têm aqueles que você conhece e também os que desconhece, têm até aqueles que você deseja ver morto ou falido, que você faz a caveira sem a menor cerimônia, e cada um de nós, queira você ou não, também é como um minúsculo ponto colocado ao marco zero da Terra...o propósito da existência é se moldar também a cada um de nós, e vai por mim, meu caro, ela se molda.
Se quer saber de uma coisa, eu mesmo já me proclamei o centro do universo várias vezes, já pensei até que era o Deus que todos tanto clamam, já me vi como uma personagem no meio de uma história que machuca e faz chorar, já me imaginei simplesmente como uma espécie de luz, uma energia cuja função é apenas ''passar''...puxa vida!...não foram poucas as vezes em que o meu ponto de vista nublou minha razão, mas é óbvio que abraço a idéia de ser nada mais que um ponto irrisório e por esse motivo respeito e entendo o seu ar de dono do mundo.

Um comentário:

  1. O grande momento realmente é quando cai a ficha e percebemos que o mundo está longe de girar ao nosso redor,que no final das contas,nem somos tão importantes assim...

    ResponderExcluir